Blog Chess

20/04/2021 Dicas, Série Ecommerce

Como começar um ecommerce do zero?

O ecommerce cresce anualmente e observou um verdadeiro boom no último ano, fruto das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Segundo o estudo da ABComm, em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online em 2020 foi de 68% em comparação com 2019.

Então, se você chegou até esse post, é porque está no caminho certo! Se está pensando em iniciar um ecommerce, é muito importante ter em conta a preparação da empresa antes de dar esse passo. Isso permitirá também que a experiência dos clientes seja positiva e que os resultados sejam mais facilmente alcançados.

Se seu negócio ainda não conta com um ecommerce, confira a seguir algumas dicas para começar um do zero.

  • Invista em um ERP especializado

A tecnologia da informação tem um papel essencial para a evolução e a eficiência na gestão de empresas. No varejo, contar com um sistema ERP especializado nos fluxos de um negócio no segmento pode levar a operação para outro nível: desde a automação de processos e aumento de performance, ao fácil acesso e controle de indicadores de gestão.

As atividades e processos podem ser otimizados, proporcionando melhor aproveitamento do tempo das equipes e, consequentemente, melhores resultados – um bom exemplo prático é a integração de estoque, que irá evitar a ruptura e o retrabalho na hora de gerenciar o inventário. Essa inteligência de um sistema ERP com certeza deixará sua operação mais bem preparada para expandir para o ecommerce.

  • Pesquise e invista em uma plataforma adequada ao seu objetivo

Existem diversas maneiras dar início a um ecommerce. Não existe uma forma mais indicada do que a outra, e sim a que seencaixa no orçamento e que atende as expectativas da empresa e dos clientes.

É possível criar seu ecommerce através de uma plataforma opensource, utilizando por exemplo a Magento, Woocommerce ou Opencart, onde você irá desenvolver o seu próprio site através de uma agência ou de um programador. Não existem custos por acesso à plataforma e nem mensalidades, e sim encargos de hospedagem do site. Nestes casos, terá mais liberdade para trocar o programador, hospedagem, até mesmo na evolução do negócio.

Outra forma de iniciar seu ecommerce é com plataformas alugadas, como o Wix ou Tray, por exemplo, onde layouts prontos podem ser personalizados pelo próprio usuário sem que haja a necessidade de conhecimentos profundos de programação. Normalmente os custos estão relacionados ao número de usuários, produtos, e são permanentes, ou seja, haverá sempre um custo de utilização da plataforma enquanto estiver ativa. Existem várias opções, então confira o detalhamento das funcionalidades que elas oferecem, os custos, possibilidades de personalização, integração com outras tecnologias, a facilidade de uso, ferramentas de gestão, entre outros.

  • Estruture a empresa e a equipe para atender as demandas do ecommerce

Ferramentas tecnológicas já são um excelente começo para estruturar e planejar a expansão do negócio para o ecommerce, porém apenas isso não é suficiente. É essencial ter um olhar global para todas as frentes de atuação da empresa: planejamento, sistemas de gestão, pessoas, logística, atendimento, embalagens, imagem dos produtos, gestão administrativa, entre outros.

Tenha um olhar crítico para o gerenciamento estoque, preços, a preparação e correto dimensionamento da equipe, a agilidade e personalização no atendimento, e experiência dos clientes, uma logística integrada e ágil, embalagens condizentes com a proposta visual do produto, são detalhes essenciais a ter em conta.

  • Cuide da imagem de seus produtos e do seu negócio

Lidamos hoje com um mercado extremamente competitivo e com uma vasta oferta de produtos, cenário ainda mais potenciado pela facilidade de estar no mercado online. Esse fator eleva ainda mais o grau de exigência com o cuidado visual com o seu negócio, desde a construção do posicionamento da marca à imagem dos produtos propriamente dita.

É comum ouvirmos dizer que “não temos uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão”, então leve isso em consideração quando construir seu ecommerce: encante seus clientes com uma imagem moderna, fiel e atrativa de seus produtos. Além disso, atente-se também à descrição deles, apostando em informações claras e ricas em detalhes.

  • Aposte no marketing digital

Expandir o negócio para o ecommerce é um grande passo para o seu negócio, implica investimentos e mudanças estruturais na empresa. Nesse sentido, é muito importante ter estratégias digitais para alavancar as vendas e aumentar o alcance da marca! Opte por agências ou profissionais especializados que irão criar e acompanhar estratégias que com certeza irão alavancar as vendas. Com um bom plano de marketing digital é possível entender e estar presente em toda a jornada de seus clientes, qual o seu perfil, hábitos de consumo, canais de preferência, taxa de conversão e muito mais.

Pronto para iniciar seu ecommerce?

Entre em contato com a nossa equipe.
Whats (17) 3016.1014 | contato@chessmkt.com.br

Fique atendo ao próximo artigo e veja como alcançar o sucesso na sua loja virtual!

Veja também