Blog Chess

26/09/2020 Dicas

4 ensinamentos do xadrez que todo gestor precisa saber

A estratégia é um fator decisivo para o sucesso e consolidação de marcas, produtos e serviços no mercado.

Para isso, empreendedores precisam ser capazes de avaliar cenários sob diferentes contextos, desenhar estratégias e um planejamento para alcançá-las, além de lidar com implicações diversas e mecanismos de integração de frentes de atuação, por exemplo.

A verdade é que sem um planejamento e uma estratégia, se torna ainda maior o desafio de maximizar o crescimento, o lucro e o êxito do seu negócio a médio e longo prazo.

Gary Kasparov foi, em 1985, o jogador de xadrez mais novo a conquistar o título mundial, aos 22 anos. Considerado a maior lenda do tradicional jogo, em seu livro “Xeque-mate – A vida é um jogo de xadrez”, Kasparov apresenta vários tópicos que todo estrategista precisa levar em conta para ter sucesso e, nós, separamos 04 deles para você.

1) Seja fiel à sua estratégia

Repensar e mudar frequentemente de estratégia é quase a mesma coisa que não ter estratégia. Há mudanças necessárias, claro. Porém, até mesmo as transformações de percurso devem ser planejadas.

Gary Kasparov enfatiza que, entre a flexibilidade e a coerência das ações, o limite é tênue. Por isso, a avaliação da mudança deve ser feita de forma ainda mais meticulosa e, quando executada, deve ser aplicada sem hesitações. No xadrez, o especialista revela que se os seus planos forem sólidos e a percepção tática for boa, o adversário apenas poderá vencer com a sua ajuda.

2) Domine o seu campo de atuação

No xadrez, um profundo conhecedor do tabuleiro e das suas diversas formas de ocupação, é detentor de um conhecimento que pode alterar o rumo da partida – uma das estratégias mais comuns é a ocupação do centro do tabuleiro para exercer maior domínio sob o adversário.

O mesmo ocorre nas organizações, onde o correto posicionamento no mercado, o marketshare e a utilização eficientes de recursos, abrem espaço para as empresas atuarem com o melhor aproveitamento possível.

3) Não se esqueça do futuro: pondere suas decisões hoje

Para o legendário Kasparov, no xadrez, as melhores jogadas são aquelas idealizadas pensando num cenário de mais de 10 movimentos à frente. Em situações como essa, ter um objetivo claro, com visão e planejamento, é a base para o sucesso. Então, seja no jogo ou nos negócios, defina sua meta e construa pequenos objetivos estratégicos para alcançá-la.

4) Conheça seu concorrente, mas coloque-se sempre em primeiro lugar

Em mercados onde lidamos com vários players, o que acontece com eles impactará de alguma forma o seu negócio. Observe o seu concorrente, pois eles implicam sim em sua estratégia, mas isso nunca pode se sobrepor aos seus próprios objetivos: é importante estar preparado e seguro de sua atuação, pois ela é o principal foco de sua estratégia.

Conhecer profundamente o seu mercado de atuação, dominar os diferentes cenários, ter uma estratégia de crescimento sustentável e de otimização de recursos lhe dará uma grande vantagem de sobreviver no mundo empresarial. E no xadrez não é diferente – o jogador precisa ter autoconhecimento, saber sobre como desafiar a si mesmo e aos outros. Esse é um caminho que, se percorrido em plena consciência, o levará à tomada de decisões corretas, com planejamento e estratégia.

Gostou da dica? Deixe um comentário aqui ou compartilhe nas suas redes sociais.

Até mais.

Siga nossas redes sociais:
Instagram: @chessmkt
Facebook: @chessmkt

Veja também